sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia Municipal da Pessoa com Deficiência


Nesta noite, durante a 63ª sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, o vereador Rogério Meneses apresentou um projeto de Lei que institui o dia Municipal da Pessoa com Deficiência.

“Nesse dia iremos mostrar nosso trabalho, reivindicar nossos direitos e mostrar o quanto contribuímos para sociedade enquanto cidadãos”, afirmou Esnande Quirino.

A proposta de um dia alusivo a pessoa com deficiência foi uma das dez sugestões apresentadas por um grupo de pessoas com deficiência, durante visita a Câmara no dia vinte um de agosto, dia no qual se comemora o dia Estadual da Pessoa com Deficiência.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Resumo do Discurso da vereadora Laura Gomes


“Vamos lutar para que a Central de Embalagens seja instalada aqui em Caruaru, na Ceaca que, ainda é muito desorganizado nesse aspecto. É melhor para que vende e para quem compra. A questão da segurança alimentar, da higiene que é um direito de todos e que precisa ser assegurado”.

Resumo do Discurso do vereador Bruno Lambreta


“Estive ontem na 1ª reunião do Conselho de Turismo de Caruaru. Agora o turismo vai alavancar em Caruaru! Nos reunimos para a escolha e formação do Conselho, mas foi bem proveitosa, nós já marcamos a próxima para que nós comecemos buscar as alternativas”.

Resumo do Discurso do vereador Lula Tôrres


“A minha preocupação é que nós estamos discutindo muito essa questão do passe, mas, nós não estamos nos organizando para atacar o problema em sua ferida. Não tem outra saída se não sentar com os empresários, analisar essa planilha, ver se esses passes já estão embutidos nela, trazer técnicos para analisar, porque é muito fácil dentro de 4 paredes alguém fabricar e enganar o povo, essa Casa tem que fiscalizar! Não é que a prefeitura esteja errada mas ela pode pagar a técnicos para que analisem essa questão. Houveram aumentos absurdos no governo passado e calaram-se, ninguém fez nada para vetar, aí agora estão culpando os vereadores. Não vou pagar por erros que não são meus. Não sou contra ninguém, só quero preservar a imagem do vereador e da Casa”.

Resumo do Discurso do vereador Lícius Cavalcanti


“Estivemos hoje com Sebastião Pereira na Perpart em Recife, tratando de interesses das comunidades e conseguimos mais uma vinda do governo à cidade para preparar mais escrituras das residências da Vila Kennedy, das Cohabs e das Rendeiras. A visita a Compesa a respeito da barragem de Taquara será feita na próxima terça-feira pela manhã, a Comissão de obras fará essa visita”. O vereador leu parte do Estatuto dos idosos e falou sobre seus direitos assegurados, inclusive o da gratuidade.

Resumo do Discurso do vereador Zé Ailton


“Na zona rural do nosso município, no 2º e 3º distritos, as máquinas já estão fazendo as rodagens. Serão 8 ou 10 estradas principais que serão feitas através de terraplanagem, o processo de licitação já está no final, essa é a realidade em que se encontra a zona rural. Lá na rua Preta também teremos um parque ecológico, uma área de lazer, num terreno que será adquirido pelo governo municipal, na margem direita do rio Ipojuca, lá tem espaço para isso. Estive lá fazendo uma visita com o Prefeito Zé Queiroz e o Secretário Kiko Beltrão. A rua preta também vai gozar deste mesmo prestígio. E, também está bem próximo de Caruaru receber o Memorial da Feira, um patrimônio histórico que será devolvido a cidade”.

Resumo do Discurso do vereador Leonardo Chaves


“Jarbas faz parte dos autênticos, eu tenho a honra de dizer que quando começou o trabalho de filiação do PMDB em Caruaru, muitos políticos não quiseram assinar a ficha e eu fui a 4ª pessoa a assinar. Muitos socialistas e comunistas se escondiam dentro do partido, tinham medo de mostrar a cara, foi uma grande travessia.
Eu volto a conversar sobre a Lei 4.359, que foi uma Lei apresentada pelo vereador Antônio Silva e ele tentou contemplar as pessoas idosas a partir de 60 anos, mas, a Lei Federal diz que é a partir de 65 anos. O vereador, na época, não indicou a fonte de custeio e tem que se indicar porque alguém tem que pagar a conta. O empresário não vai conceder que as pessoas andem gratuitamente nos ônibus.
Aqui não tem ninguém contra o povo, porque quando nós votamos diminuindo de 65 para 60 todos nós votamos! Agora, como consertar isso? A minha idéia é que se apresente uma Emenda à lei 4.359, apenas mostrando quem vai pagar a conta”.

Resumo do Discurso do vereador Tony Gel


“Hoje eu assisti em Recife, à palestra de um líder. Jarbas Vasconcelos, que tem uma história que merece respeito. Na época de chumbo desse país, ele se manteve firme. Hoje é fácil fazer política nesse país, difícil era na época da ditadura. Jarbas foi sempre uma figura de posições firmes. Quando o presidente Lula se elegeu e poucos dias depois o PMDB foi chamado para conversar, Jarbas recomendou: a minha posição é de que PMDB apóie o governo, porque nos apoiamos nos pilares das reformas e da ética e que apoiemos sem cargos, pois não é necessário ter cargos para apoiar, mas o PMDB não entendeu assim e ele discordou porque é uma figura autêntica.
Foi uma aula de seriedade e coerência, muito bem prestigiada, lideranças de todo o Estado de Pernambuco estiveram presentes, Deputados, Senadores. Quem foi a esta reunião saiu com a certeza de que quanto mais o tempo passa mais lúcido fica o líder Jarbas Vasconcelos”.

Câmara Municipal inaugura decoração natalina


A Casa Jornalista José Carlos Florêncio em iniciativa inédita, inaugurou nesta quinta-feira, 26, sua decoração natalina. Todos os artigos foram adquiridos na feira de artesanato da cidade. “Como vem fazendo ao longo desse primeiro ano, na atual Legislatura, essa foi mais uma oportunidade encontrada pela Presidência da Casa de valorização da cultura local”, esclareceu a secretária administrativa Maria Melo, responsável pela ornamentação.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Conselho de Turismo se reúne em Caruaru


Aconteceu hoje pela manhã na Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, a primeira reunião do Contuc (Conselho de Turismo de Caruaru). Participaram diversos segmentos da sociedade como, a Câmara Municipal representada por seu Presidente Rogério Meneses e o 1º Secretário Bruno Lambreta, representantes de órgãos como Samu, Senac, Sebrae, Fundação de Cultura, Associação de taxistas, representantes dos setores de hotéis e agências de turismo da cidade. Na oportunidade, foram discutidas várias ações para o fortalecimento do turismo em Caruaru.

O presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio propôs aos membros do Conselho que fizessem uma visita ao Alto do Moura por se tratar de um importante ponto turístico do município. Foi manifestada também a possibilidade de um projeto que personalize e proporcione treinamentos para os taxistas e outros profissionais através do Senac. Além da revitalização de pontos turísticos, humanização do Morro Bom Jesus, inauguração de parques municipais temáticos e a abertura do Palácio do Bispo para o turismo, entre outros.

José Pereira, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, aproveitou a oportunidade para anunciar a reinauguração do Memorial da Feira, na rua Duque de Caxias, no próximo dia 13. “O Memorial após 6 anos fechado, será reinaugurado e está lindo. Nós não estamos brincando, nós estamos trabalhando para melhorar o turismo da cidade. Caruaru hoje está com um Conselho forte e com um governo que se importa com essa questão”, argumentou Pereira.

A próxima reunião do Conselho já tem data marcada, será no próximo dia 13, às 14h na Fundação de Cultura e Turismo.

Comitiva de vereadores vai visitar o Moda Center




Na próxima segunda-feira às 7h uma comitiva formada por vereadores de Caruaru vai visitar as instalações do Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe. A iniciativa surgiu após o vereador Edmilson do Salgado (PC do B), que é atua no setor de confecções apresentar um requerimento solicitando a visita. De acordo com o parlamentar, a cada ano que se passa, Caruaru perde espaço para outros municípios do agreste de Pernambuco, e como muitos vereadores não conhecem o espaço a ser visitado, a iniciativa vai dar uma nova visão a respeito da reorganização da feira da sulanca em Caruaru. “Trabalho no ramo de confecções há mais de 20 anos, e faz algum tempo que a situação em Caruaru fica cada vez pior. Espero com esta visita, um novo debate seja realizado a respeito do tema”, explanou Edmilson.

O Moda Center Santa Cruz é um empreendimento que organizou a feira da sulanca em Santa Cruz do Capibaribe, antes a cidade sofria com uma realidade parecida com a de Caruaru, já que a feira ficava situada em pleno centro do município. Hoje, a realidade é outra e comércio no centro da cidade consegue se manter sem a realização da comercialização informal nas principais ruas da cidade. A comitiva de vereadores será acompanhada pelo secretário de Gestão e Negócios Municipais, José Carlos, que defende uma mudança radical no atual modelo da feira da sulanca, que funciona em Caruaru.

A visita vai contar com o apoio da maioria dos vereadores e o presidente da Casa, Rogério Meneses (PT), espera trazer bons frutos da capital da sulanca. “Muitos vereadores ainda não conhecem como funciona o Moda Center, esperamos após esta visita ampliar a visão que alguns parlamentares têm a respeito da situação da feira em Caruaru, que a cada dia fica pior. Esperamos ao sair de lá com alguns conceitos formados”, defende Meneses.

Resumo 62ª Sessão Ordinária do dia 24.11


Rogério Meneses

“O setor jurídico da Casa já foi acionado, mas nós precisamos ter conhecimento para poder agir. A constituição diz que só pode a partir de 65 anos, então vamos fazer esse estudo para que amanhã já possamos ter uma resposta para a sociedade. Fiz uma visita na Destra e continuo confiando na prosperidade do governo Zé Queiroz. A Destra vai colocar Caruaru em 1º mundo em matéria de trânsito, fez recadastramento dos veículos de lotação. Em breve esses veículos serão cadastrados legalmente no sistema da prefeitura e terá um alvará de funcionamento para poder transportar em Caruaru. Teremos os pontos que serão como mini rodoviárias para lotação. Também já foram entregues as carteiras de gratuidade para deficientes físicos, foi feito um recadastramento para isso. A prova do concurso para agente de transito está marcada para o dia 10 de janeiro. O da guarda municipal para o dia 17 de janeiro. A linha de ônibus que ligará as rendeiras ao shopping Caruaru também está sendo criada”.

Resumo Lula Tôrres


Lula Tôrres
“O estatuto do idoso diz que pode ser de 65 anos até 60 e que o município tem este poder, mas o município deveria dizer quem vai pagar por esta concessão e não diz. É importante procurarmos o prefeito para ver o que se pode fazer neste caso. Temos que analisar a questão dos usuários e dos empresários que dizem que estão sendo prejudicados e que eles provem que estão sendo. Para que essa Casa dê uma satisfação à população”.

Resumo Alecrim



Alecrim
“Na enquete da Rádio Cultura, algumas pessoas disseram que a culpa é da Câmara atual, do prefeito e do vereador Adolfo José. É muito importante a Câmara esclarecer que o vereador agiu como empresário e não como vereador e que essa Casa não tem culpa no que está acontecendo”.

Resumo Leonardo Chaves


Leonardo Chaves(PMDB)

“A lei não disse quem pagava a conta e quem paga é o usuário. Nós não derrotamos porque foi de autoria do prefeito Tony Gel, inclusive até projetos do presidente da Casa nós já derrubamos. O juiz decretou a inconstitucionalidade porque disse que não consta na Lei a fonte de custeio, eu sugiro que nós reapresentemos a Lei, é melhor do que recorrer da sentença, indicando a fonte de custeio”.

Resumo Lícius Cavalcanti


Lícius Cavalcanti(PC do B)

“Na reunião do último domingo, reunião no PC do B em Recife, participamos Edmilson do Salgado, Eduardo Guerra, eu e a grande Luciana Santos, que foi convocada para ser a vice-presidente do partido no Brasil, a maior liderança estadual do PC do B.
Foi um dia de muitas discussões com mais de 200 lideranças, onde todos queriam a evolução do partido, foi muito proveitoso. Essa reunião respinga em Caruaru de uma forma importante e necessária. Pra Caruaru nós temos algumas novidades para o futuro. A respeito da polêmica da perda da gratuidade para os idosos, nós vamos recorrer dessa decisão. Fica o meu protesto, porque pessoas que já contavam com essa conquista agora vão perder”.
O vereador leu o comunicado da Destra a respeito da Lei que dispõe sobre a gratuidade e que data de 2004.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Diretor do Campus da UFPE divulga projeto na Câmara


A câmara Municipal de Caruaru recebeu nesta terça-feira (24/11), durante a 62ª Sessão Ordinária a presença do professor Mariano Aragão, Diretor do Campus Agreste da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Sua presença foi solicitada pela Vereadora Laura Gomes (PSB), no intuito de esclarecer e mostrar as novas instalações do Campus aqui na cidade. Segundo Mariano Aragão, as Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste estão entre as dez melhores do Brasil e Caruaru foi beneficiada com uma delas. “Caruaru tem importante posição geográfica considerando o desenvolvimento da região, atendendo assim a toda Região Agreste”. Afirmou Mariano.

Segundo a Vereadora Laura Gomes a educação possibilita o desenvolvimento econômico e humano de uma cidade e Região. “Gostaria de ressaltar o esforço das pessoas que foram precursoras na confecção, mas, depois da universidade as coisas ficaram bem diferentes”. Ainda segundo Laura a presença do Diretor Mariano Aragão aqui na Casa Legislativa é muito importante “só assim os Vereadores podem ficar sabendo como estão as obras do campus e vê a realidade de nossa região através da educação e desenvolvimento” Ressaltou Laura.

O Campus da Universidade Federal de Caruaru antes funcionava nas dependências do Pólo Comercial de Caruaru e as primeiras turmas já estão sendo formadas nos cursos Design e Administração.

Vereadores participam de curso de Media Training



Foi realizado no último sábado o curso de Media Training. A ação, promovida pela Ata Solução Empresarial, deu ênfase aos participantes para como se comunicar durante uma entrevista, ter habilidade e jogo de cintura para enfrentar um momento de crise, seja num órgão público ou numa empresa privada. O curso teve a batuta do experiente jornalista Marcus Bezerra. Os vereadores Laura Gomes (PSB), Licius Cavalcanti (PC do B), José Carlos do Sindicato (PSC) e Adolfo José (PDT) participaram do curso, que teve a duração de 10 horas.

O foco principal do curso foi o atendimento às emissoras de televisão, provendo treinamentos específicos para a postura do entrevistado diante das câmeras, bem como sua relação com os jornalistas e o conteúdo de suas declarações. Os vereadores aprovaram o conteúdo do curso e esperam ter mais atividades como essa em breve. “Saio daqui com uma nova visão na hora de dar entrevista. Espero que as meninas (ATA) logo promovam a segunda etapa do curso, é muito importante para a gente”, disse Laura Gomes.

“Foi muito proveitoso, quando formos dar entrevista, iremos lembrar muitas questões que nos foram passadas por Marcus Bezerra”, explanou o vereador José Carlos do Sindicato. Além dos vereadores, os Jornalistas Mário Flávio Lima (diretor de comunicação da Casa) e Carlos Maciel (assessor de imprensa de Adolfo José) também participaram do evento.