terça-feira, 23 de março de 2010

Mulheres serão homenageadas em Sessão Solene na Câmara Municipal


Será realizada nesta terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Caruaru a Sessão Solene para homenagear as mulheres pela passagem do dia 8 de março. Ao todo, 16 mulheres receberão a comenda dos edis, sendo que de acordo com o Regimento o presidente Rogério Meneses pode homenagear duas.

Esse ano a Sessão é especial devido ao centenário do Dia Internacional da Mulher. A vereadora Laura Gomes (PSB) única representante das mulheres na Casa vai homenagear e receber a comenda do presidente. Ela revelou a satisfação em receber a honraria. – Estou muito satisfeita com a homenagem. É importante que datas como essas não passem em branco, todas as mulheres serão representadas – explica.

O vereador Lula Tôrres também fez questão de exaltar a Sessão Solene. - Todo dia é Dia da Mulher. A data merece ser comemorada e lembrada com grande festa, pelo papel social que a mulher tem e por desempenhar diversas funções, entre as quais a mais sublime, que é ser mãe. Além disso, é preciso destacar seus esforços e conquistas nos mais variados setores da sociedade - destacou.

A data começou a ser comemorada na Câmara por meio de um requerimento da ex-vereadora Maria Régis, que foi aprovado por unanimidade. Segue a lista dos vereadores e as respectivas homenageadas: Rogério Meneses: Laura Gomes e Maria Melo; Laura Gomes - Severina Pereira Veríssimo; Demóstenes Veras - Luiza Maciel; Zé Carlos do Sindicato - Maria José de Carvalho (Mariquinha); Edmilson do Salgado - Norma Maciel de Albuquerque; Adolfo José - Josenice Tôrres da Silva; Diogo Cantarelli - Laura Maria Alves de Lima; Lula Tôrres - Mauricélia Luzinete da Silva; Leonardo Chaves - Vânia Maria da Nóbrega; Tony Gel - Georgia Leal; Alecrim - Irarita de Almeida; José Ailton - Zeneide Alves dos Santos; Bruno Lambreta - Rosa Lúcia e Lícius Cavalcanti - Lucivanda Leite.

HISTÓRIA- De acordo com informações obtidas por meio da internet no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Resumo do Discurso do vereador Zé Ailton

“Eu faço das minhas palavras, as palavras do prefeito Zé Queiroz, o ano é eleitoral, mas com política ou sem política, o São João de Caruaru deixou de ser um curral, é uma festa ampla, aberta a todos. O São João de Caruaru é um patrimônio da população, não tem dono, é uma festa que tem o sangue de todos os caruaruenses e de todos os nordestinos. A população hoje presenciou um ato, onde era uma passagem molhada, hoje, já tem uma estrutura implantada e uma desapropriação de uma área para dar uma nova dimensão de uma administração do futuro”.

Resumo do discurso do vereador Lícius Cavalcanti

“Estamos solicitando ao prefeito, que crie um zoológico no município. Caruaru é carente de uma atração como essa, nos fins de semana não temos muitas opções. Não precisaria trazer elefantes nem leões, mas nós somos a favor que se traga uma grande variedade de plantas, e os nossos pássaros, porque nós temos uma fauna e uma flora muito diversificada. É importante para que haja conhecimento da população, é educativo para as pessoas conhecerem a diversidade da nossa mata atlântica e a importância de proteger o meio ambiente”.

Resumo do Discurso do vereador Tony Gel

“O ano passado, no período junino, a atual administração usou de um artifício para não contratar as bandas que fazem sucesso junto à juventude. Eu acho que pelo resultado que foi o São João, o insucesso do ano passado, a administração deve mudar de idéia e contratar essas bandas juntamente com as tradicionais. Primeiro, pelo insucesso que foi e segundo, porque é um ano eleitoral e a administração não vai querer receber as mesmas críticas. Você não pode deixar de contratar o que o público gosta, tem que ser mesclado”.

terça-feira, 2 de março de 2010

Resumo do Discurso do vereador Zé Ailton

“Eu garanto em nome do Prefeito que, na hora que for necessário o aumento de passagem de ônibus na cidade, será discutido com o prefeito, não vai ser na calada da noite. É o governo que tem o compromisso com esse poder e com a população, que será dado o aumento ou será resolvido o problema, o prefeito vai cuidar com todo carinho.”

Resumo do discurso do vereador Demóstenes Veras

“Um projeto meu do ano de 2004, o VLT (veículo leve sobre trilhos), o expresso do trabalhador que ligaria o bairro Rendeiras ao Alto do Moura, seria o barateamento do transporte para os trabalhadores da nossa cidade. Poderá resgatar para Caruaru o nosso tão sonhado trem do forró, para as pessoas participarem e atrair turistas para o nosso município e que se Deus quiser Zé Queiroz trará para o nosso município".

Resumo do Discurso do vereador Lula Tôrres

“Apresentando dois Projetos de Lei. Um autoriza a Prefeitura a fornecer gratuitamente bloqueador solar aos servidores que trabalham expostos à radiação solar, como os agentes de endemias, por exemplo. E o outro Projeto de Lei é para que todas as escolas da rede municipal sejam obrigadas a realizar anualmente avaliação oftalmológica nos alunos e se necessário, fornecer óculos de grau a todos os alunos, a partir da educação infantil”.

Resumo do Discurso do vereador Lícius Cavalcanti

“Esta segunda-feira foi um dia praticamente esquecido, sem comemorações. Dia 1º de março foi o dia em que Caruaru, foi emancipado, tornou-se cidade. Estou apresentando um Requerimento para que o município comemore essa data, para que o dia 1º de março não passe em branco. Dia 02 de março é um dia muito importante para minha comunidade, hoje estive com o Prefeito para solicitar pessoalmente as obras que a beneficiarão e houve um comprometimento comigo e com os moradores da localidade. Será construída uma escola de grande porte no bairro José Carlos de Oliveira e o canal do João Motta entre outros requerimentos nossos que serão atendidos”.

Resumo do discurso do vereador Rogério Meneses

“Estive na festa da Banda Comercial e apresento um voto de aplauso a essa heróica agremiação cultural que continua viva transmitindo às futuras gerações a cultura da nossa cidade. Estive também hoje à tarde numa reunião no gabinete do Prefeito, solicitada pelo Condema sobre a questão de Serra dos Cavalos, faltam poucos dias pra desocupar as terras. Houve ainda, uma reunião com o Ministério Público e o prefeito Zé Queiroz, autorizou Lula do Mel a levantar o preço de uma fazenda vizinha à área que será desocupada para relocar as famílias, mas, uns querem a indenização em dinheiro e outros querem em terra, o que está dificultando o processo”.

Resumo do discurso do vereador Zé Carlos do Sindicato

“Gostaria de fazer um Requerimento verbal à presidência sobre a dificuldade que se tem de entrar no estacionamento da Câmara durante o dia. Eu gostaria de solicitar ao presidente que melhorasse o nosso acesso à Casa”.

Resumo do discurso do vereador Diogo Cantarelli

“Registro hoje a alegria de comemorar os 117 anos da autonomia do município de Caruaru, essa data é tão importante quanto o aniversário da cidade. Registrar também que pelo 5º ano consecutivo, estou reapresentando o Requerimento para construção da Praça na Avenida Panamericana no Bairro Nova Caruaru. Esse bairro precisa de muito mais infra-estrutura. Apresento ainda, Requerimento para revitalização do Parque das Pedras que serve de depósito de metralhas e nada foi feito até hoje. Registrar, reconhecer e agradecer publicamente que a nossa solicitação de internet para as escolas do município está sendo atendida. Algumas escolas já dispõe do recurso, e provavelmente até o meio do ano todas estarão sendo beneficiadas”.

Resumo do Discurso do vereador Bruno Lambreta

“Estou reapresentando um requerimento da Vila do Aeroporto referente ao saneamento básico, que é uma calamidade naquela comunidade. Eu estive essa semana com os secretários kiko Beltrão e Fred e eles me informaram que a prefeitura está buscando uma parceira coma Funasa e que está faltando apenas a autorização da liberação da verba para essa obra. Também estou apresentando Requerimento para a reposição de calçamento das ruas Alfredo Pinto e Montes Urais.”

Resumo do Discurso do vereador Leonardo Chaves

“O Regimento Interno precisa ser atualizado, assim como a constituição federal está sempre sendo atualizada. Mas, a minha preocupação é ver o Regimento Interno da Câmara Federal onde V. Excelência (vereador Tony Gel) teve experiência como deputado, para tirar nossas dúvidas. Nós realmente, temos que tornar essa Câmara mais efetiva e os vereadores mais preparados para apresentar projetos. Todos os vereadores devem participar da reforma do Regimento e depois do Regimento nós devemos fazer também na a reforma na nossa Lei Orgânica”.

Resumo do Discurso do vereador Tony Gel

“Hoje eu vou fazer a entrega de uma minuta de um Regimento Interno a título de colaboração. A reforma de um Regimento não pode ser responsabilidade de uma pessoa, tem que ter a participação de todos. É por isso que é uma proposta para que possa ser alterada, entregarei ainda, um CD para cada companheiro para que a comissão que vai se debruçar sobre esse trabalho de reforma do Regimento tenha mais facilidade. São 305 artigos em aproximadamente 100 páginas”.

Sessões da Câmara serão transmitidas ao vivo

Os internautas terão uma novidade hoje a noite. A partir das 20h a TV Criativa vai transmitir a sessão ordinária ao vivo pela internet. A parceria vai proporcionar que os eleitores de Caruaru possam acompanhar sem sair de casa as ações dos vereadores da cidade. “Estamos numa Legislatura que prima pela transparência e cada vez mais precisamos de canais que possam divulgar as ações da Casa. A TV criativa conta com pessoas de credibilidade em Caruaru. Tem a na direção Wellington, que trabalhou comigo vários anos na TV Pernambuco e na reportagem Edvaldo Magalhães. Vai ser de extrema importância esta parceria”, pontuou o presidente Rogério Meneses.

Em entrevista o vereador Bruno Lambreta ressaltou a importância de o debate chegar aos internautas. “Temos muitas responsabilidades aqui na Câmara e muitas vezes a população não toma conhecimento dos debates, então será uma boa oportunidade para divulgar o que está sendo feito”, pontua o progressista.

O vereador Leonardo Chaves apresentou um voto de aplauso para a TV criativa, que foi aprovado por unanimidade. “A TV Criativa está prestando um grande serviço a Caruaru, principalmente ao futebol amador, além de atuar em outras áreas, então acredito que a transmissão será um sucesso”, explanou o peemedebista.

“São debates importantes em que os vereadores discutem os problemas da cidade e apresentam Projetos, Requerimentos e Indicações, além disso, na tribuna os vereadores defendem a população de Caruaru, por isso, é muito importante esta parceria”, explanou o repórter Edvaldo Magalhães.

Para ter acesso à transmissão da reunião hoje às 20h e a programação da TV Criativa você pode acessar o site www.tvcriativa.com.