quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Comissão de Propaganda realiza a maior apreensão de materiais irregulares




Com informações do TRE

Durante blitz que realiza diariamente pelas ruas da cidade, a Comissão de Propaganda do Recife fez a maior apreensão de propagandas irregulares até o momento. Nesta quinta-feira (19) foram apreendidas 238 cavaletes e placas que estavam presas em postes, perto de prédios públicos e canteiros atrapalhando a passagem de pedestres.

Foram confiscadas 10 placar de Júnior Paulo, 16 placas de Maurício Rands e Sérgio Leite, 112 placas de Eduardo Campos, 15 placas de Humberto Calaça, 16 placas de Humberto Costa, 4 placas de Paulo Rubem, 16 placas de Cleiton Collins e Eduardo da Fonte, 8 placas de Raul Henry, 12 placas de Clóvis Corrêa, 8 placas de Maurício Rands, 12 placas de Eduardo da Fonte, 4 placas de Ana Arraes, 1 de Mendonça Filho e 4 placas de Ninho.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

UVP promove Congresso Estadual de Vereadores em Caruaru

Nesta quinta-feira (17), às 15h, serão iniciadas as inscrições e entrega das credenciais no Auditório do Shopping Difusora. A abertura oficial do evento será amanhã a partir das 9h30, com a participação do Presidente da UVP Biu Farias, Presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Rogério Meneses, Prefeito José Queiroz, além de lideranças estaduais. Segundo Biu Farias o evento tem como objetivo capacitar, esclarecer e estimular possíveis soluções dos vereadores e servidores. “Os temas foram escolhidos de acordo com a relevância para o poder legislativo municipal. Nós, vereadores, somos o elo mais direto com a população e por isso devemos entender, debater e defender o que for melhor para a sociedade”, completa Farias.

A novidade deste ano é que nesta sexta, paralelo ao evento, haverá simulação das eleições 2010 e uma plenária sobre Julgamento de Contas da Prefeitura pela Câmara Municipal. Ainda na sexta serão ministradas palestras com os temas: Inegibilidade dos Agentes Políticos Municipais (Ficha Limpa), Fiscalização da Aplicação dos Recursos Federais pela Câmara Municipal. O evento será encerrando no sábado (19), a partir das 9h30 com a realização da palestra Processo Legislativo da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Câmara debate serviços prestados pela Celpe




A Câmara Municipal de Caruaru recebeu na noite desta terça-feira (1º) o superintendente de Operações da Celpe, José Cherem, que debateu junto aos representantes do povo, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, acerca dos serviços prestados pela Companhia em Caruaru. Na ocasião, cada vereador teve espaço para a retirada de dúvidas. “O assunto é polêmico, bastante complexo, mas vamos tentar responder às perguntas de todos”, explicitou o gestor no início do debate.

Confira as perguntas dos vereadores e as respostas do diretor da Celpe:

Tony Gel

O vereador Tony Gel (DEM) perguntou acerca dos transtornos ocasionados pelos estornos, em relação aos aumentos da Celpe. “Para uma concessionária com três milhões de clientes, fica difícil alterar cada conta, mas a Celpe cumpre o que a lei determina. Hoje, a Companhia está em dia com todos os estornos”, respondeu José Cherem.

Adolfo José

Adolfo José (PDT) questionou quanto aos constantes transtornos ocasionados pelas quedas de energia, que acabam por gerar até mesmo ações judiciais. “Essa queda pode ser gerada por vários motivos, com uma série de intervenções passíveis de ser realizada. Pode ser resolvida com uma modificação simples, com um prazo de regularização em 10 dias, ou em três meses, dependendo da situação”, frisou o superintendente.

Leonardo Chaves


Leonardo Chaves (PMDB) perguntou sobre a fiscalização quanto à sobrecarga em determinadas redes, que acabam por provocar a queima de eletrodomésticos em casas vizinhas. Um exemplo, segundo ele, é uma lavanderia que existe em Serra Velha, que quando começa a funcionar sobrecarrega a rede. Ele questionou acerca do poder que a Celpe tem de regularizar a situação. “A Celpe não tem controle dos eletrodomésticos que compro para a minha casa. Se a pessoa pede uma ligação normal e ninguém reclama que esse tipo de situação esteja acontecendo, a gente não tem como saber, para fiscalizar e indicar a regularização”, respondeu Cherem. Outro ponto apontado pelo edil foi a questão de várias contas recebidas em um mesmo mês. “Na zona rural, a legislação prevê que a leitura seja bimensal, para baixar o custo operacional da empresa e, portanto, da tarifa. Em outros casos, pode ser engano e o cliente deve solicitar a revisão”, indicou.

Lícius Cavalcanti


O questionamento do vereador Lícius Cavalcanti (PC do B) foi referente à causa da apresentação do requerimento que solicitou a presença dos gestores da Celpe na Casa, para esclarecer a situação. O tema foi o pico de cobranças abusivas, entre os meses de novembro e dezembro, consideradas absurdas na opinião do parlamentar. “Pessoas de baixa renda sofreram com a situação. O que provocou tais aumentos e cortes, já que o Código de Defesa do Consumidor é claro ao ditar que a interrupção brusca de um produto elementar, como a energia, não é permitida?” O edil questionou, ainda, sobre o pagamento pela retirada de postes, quando colocados em lugares errados, segundo ele. “Em caso de postes, a Prefeitura coloca o meio-fio no início da formação do loteamento. Depois, precisa que a rua seja alargada, por conta do crescimento da cidade. Não houve colocação de poste errado, e a legislação impõe que a concessionária pode cobrar. O município é que tem que arcar com o custo. Braço de iluminação, também é determinado pela legislação que a Prefeitura pague”. Respondeu o gestor.

Zé Carlos

Zé Carlos do Sindicato (PSC) perguntou o porquê de tantas lâmpadas apagadas na cidade, além das constantes gambiarras. “Com relação à queima de lâmpadas, o cliente reclama e em 72 horas a gente atende. Cumprimos uma média de 98% das solicitações. A situação complica ainda mais em dias de chuva. Hoje, no final da tarde, tínhamos 58 solicitações de substituição de lâmpadas queimadas. Precisamos identificar o que houve nesses casos em específico, citados pelo senhor. A demora é uma questão que não pode acontecer, porque nós temos recursos necessários para corrigir isso. A ligação na zona rural ainda ocorre, como citei, mas precisa obedecer aos parâmetros de orçamento, como expliquei anteriormente. Com relação às gambiarras, é uma luta constante, porque encarece o custo de energia. Gastamos muito dinheiro para combater, mas é preciso que haja denúncias, para o combate à prática”, explicitou José Cherem.

Diogo Cantarelli


O parlamentar Diogo Cantarelli (PSDB) questionou sobre a quem cabe o ônus em relação à expansão de rede. “Não tem custo nenhum para o cliente. Para uma rua nova, tem que se fazer um projeto, com curto prazo para orçar e concluir a obra”, expressou o gestor.

Demóstenes Veras


O vereador Demóstenes Veras (PDT) questionou se no caso de lâmpadas de uma mesma potência podem ser trocadas sem passar pela autorização orçamentária da Prefeitura e em qual tempo hábil isto pode ocorrer? “Eu tento atender a todos os pedidos em 72 horas. Apesar das falhas, a gente tenta cumprir. Eu acompanho as solicitações semanalmente. Quanto a uma possível penalidade, isso não é regulamentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Mas, é importante que fique claro que a Celpe não tem responsabilidade com toda a iluminação da cidade, já que, 100% das concessionárias só faz manutenção na luminária padrão. As ornamentais é de responsabilidade da Prefeitura”, esclareceu o superintendente.

Bruno Lambreta

O vereador Bruno Lambreta (PP) sugeriu: “Será que não seria interessante uma maior parceria entre a Prefeitura e Celpe?” O superintendente foi claro: “A Celpe está aberta, mas não podemos esquecer que esse é o nosso negócio. É uma decisão da Prefeitura permanecer com a Celpe ou não”.

Edmilson do Salgado

Edmilson do Salgado (PC do B) detalhou a situação da zona rural, em específico, o distrito de Malhada de Pedra. Segundo ele, a solicitação para a substituição de lâmpadas queimadas já ultrapassa 60 dias, mas ainda não foi atendida. O comunista relatou, também, sobre o problema enfrentado pelos moradores do Loteamento Monte Carmelo, no Salgado, que precisaram puxar uma gambiarra, por não terem sidos atendidos no que diz respeito à solicitação de ligação de energia. “Vamos providenciar para ver o motivo das situações ainda não terem sido resolvidas. Isso não pode acontecer”, respondeu José Cherem.

Lula


Lula Tôrres (PR) foi enfático. “Qual o período em que se tem maior possibilidade de problemas de rede e, nessa temporada, não teria como se aumentar o contingente de equipe?” O gestor frisou: “O período de chuvas e ventos. O reforço existe, mas infelizmente não se consegue resolver 100% dos problemas”.

Alecrim

O vereador Manoel Alecrim (DEM) desabafou: “Na teoria está ótimo, mas na prática é diferente”, ao se referir a algumas situações específicas de pessoas que o procuram em seu escritório. “Nós vamos providenciar e melhorar”, resumiu o gestor.

Zé Ailton e Laura Gomes

Zé Ailton (PDT) e Laura Gomes (PSB) pediram detalhes sobre o processo de pedido de eletrificação rural. “Toda pessoa tem direito, desde que o custo unitário de ligação seja inferior a R$ 16 mil. Além disso, ela precisar ter poste e caixa. Se passar disso, a ligação não é possível. Com o aumento de habitação na área, o custo dessa ligação cai, o que possibilita a ligação. É uma regra do governo Federal, a qual toda concessionária tem que cumprir. São regras estabelecidas pela Anaeel”, explicou o superintendente, destacando que o investimento em eletrificação rural, para este ano, gira em torno de R$ 30 milhões.

Rogério Meneses

O Presidente da Casa, Rogério Meneses (PT) perguntou o motivo pelo qual o sistema de pedido de ligação passou de via telefone para o enfrentamento de filas. “Por conta da comprovação da responsabilidade, apresentação de documentação. Por telefone não tem condições disso ser feito”, explicou Cherem.

Requerimento

A solicitação da visita do representante da Celpe foi do vereador Lícius Cavalcanti (PC do B), que vinha recebendo constantes reclamações, por parte da comunidade caruaruense, acerca dos serviços prestados pela empresa. “Esta Casa não podia ficar de braços cruzados diante dos abusos cometidos pela companhia”

O vereador Bruno Lambreta (PP) também tinha solicitado a visita da Celpe, no entanto, o objetivo do requerimento era a realização de uma Audiência Pública para debater a questão da falta de iluminação pública nos bairros de Caruaru. “Íamos convocar também o Ministério Público e outros órgãos, mas devido à urgência da vinda da Celpe para o debate, aproveitamos para fazer todos os questionamentos necessários”, explanou o progressista.

Sessão Ordinária

Estiveram, ainda, presentes, o gestor de Serviços de Rede da Regional Caruaru, Josias Andrade; o gestor de Atendimento da Regional Caruaru, Aderson Andrade; o Analista de Negócios da Regional Caruaru, Rafael Mendonça; o gestor de Expansão de Rede e Novas Ligações, João Monte; o Gerente de Atendimento da Celpe, Valter Couto, além do gestor da prestadora de serviços Elétrons, Manoel Moura.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Câmara recebe diretor da Celpe na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (1) a Câmara de Caruaru vai receber a vista do diretor da Celpe em Caruaru José Xerém. A solicitação da visita do representante da Celpe foi do vereador Lícius Cavalcanti (PC do B), que não aguentava mais as reclamações da comunidade sobre os serviços prestados pela empresa. “Esta Casa não pode ficar de braços cruzados diante dos abusos cometidos pela companhia. Esperamos contar com a participação da população para que possamos cobrar uma melhor postura dos representantes da empresa. O povo merece respeito”, pontuou o comunista.

O vereador Bruno Lambreta (PP) também tinha solicitado a visita da Celpe, no entanto, o objetivo do requerimento era a realização de uma Audiência Pública para debater a questão da falta de iluminação pública nos bairros de Caruaru. “Íamos convocar também o Ministério Público e outros órgãos, mas devido a urgência da vinda da Celpe para o debate, vamos aproveitar para fazer todos os questionamentos necessários”, explanou o progressista.

O vereador Adolfo José (PDT) vai aproveitar a ocasião para abordar temas como troca de medidores de energia analógicos, por medidores de energia digital; restauração e limpeza da fiação elétrica aérea pública de todo o centro da cidade e orientação sobre possíveis fugas de correntes elétricas residencial e pública.

De acordo com o vereador, é comum se observar a forma desorganizada e embaralhada na qual se encontra a fiação aérea nas vias públicas do centro de Caruaru, bem como as crescentes reclamações, por parte de consumidores, quanto ao aumento das contas recebidas. “Apesar de algumas residências possuírem menos pontos de luz e menos eletrodomésticos, o valor da fatura chega a ser igual ou maior do que a das residências que possuem pontos de luz e eletrodomésticos a mais que estas”. Argumenta o pedetista.

O presidente da Câmara espera contar com a participação da comunidade, para que assuntos de interesse da população sejam debatidos. “Mesmo sendo uma sessão ordinária, somos os representantes do povo e vamos cobrar uma melhor prestação de serviço da companhia”, justifica.

Medidores Digitais

Além de a troca ser de responsabilidade da fornecedora, este tipo de equipamento possui precisão e exatidão superiores às dos medidores analógicos. “Este tipo de medidor permite a leitura remota da energia, bem como a aplicação de uma tarifação diferenciada comandada pela central de distribuição de energia ou faixa horária, podendo o consumidor acompanhar visualmente o valor de seu faturamento, ajudando-o a controlar possíveis excessos”. Elucida o edil.

A tecnologia de medidores digitais está mais acessível. Para se ter uma ideia, um medidor digital para consumidores industriais custa entre R$ 500 e R$ 1.000, e para o cliente residencial, vai de R$ 60 a R$ 80 - valores muito próximos aos dos analógicos. Além disso, os equipamentos de medição nacional permitem o combate às fraudes e roubos de energia. Hoje, existem cerca de 60 milhões de medidores instalados no país e o crescimento anual é de 5%%. Ou seja, um mercado de três milhões de novas unidades por ano.

Restauração e limpeza

A restauração da fiação elétrica e a orientação ao consumidor, sobre o que significa fuga de corrente, poderão ajudar aos mesmos a evitarem o pagamento superior ao que lhe é devido – segundo o consumo de energia elétrica. Entre as principais causas de "fuga de corrente" estão: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. A Audiência deve ocorrer ainda no mês de maio.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Legislador disponível no site da Câmara

Está disponível no site institucional da Câmara Municipal de Caruaru (www.camaracaruaru.pe.gov.br) a nova edição da revista O LEGISLADOR. Temas como “Audiência Pública da Compesa”; “Audiência Pública de Combate à Corrupção”; “Reformulação do Regimento Interno da Casa; “Edição 2010 do São João de Caruaru”, além de entrevista exclusiva com o diretor da DESTRA (Autarquia de Defesa Social, Trânsito e Transporte de Caruaru), Clovis Cavalliere, sobre o processo de revitalização do trânsito no município e as principais ações dos edis são pautas das matérias da edição.

De acordo com o autor do projeto gráfico e diagramador da revista, o Jornalista Sandemberg Pontes, a edição desse mês vem com um diferencial no jornalismo visual. “Procuramos dar leveza aliada à informação”. A edição desse mês conta com 32 páginas e pode ser lida na íntegra no site. “É uma ação inovadora, já que poucos jornais e revistas disponibilizam esse espaço no site”, disse o diretor de Projetos da Colmeia TI, Bruno Valois, empresa responsável pela criação do novo site da Casa.

Segundo o Presidente da Câmara, Rogério Meneses, a revista O LEGISLADOR oportuniza à comunidade e representantes de classe, além de líderes comunitários e imprensa o conhecimento profundo das ações desenvolvidas pelos vereadores da Casa. “As matérias detalham a dinâmica do legislativo municipal e documentam as nossas atividades, funcionando como um elo de aproximação entre a Casa e o povo”.

Para o diretor de Comunicação da Câmara, Mário Flávio Lima, há todo um cuidado em selecionar as principais ações do legislativo, quando se pauta as matérias da revista, já que os edis são muito atuantes. “São inúmeras as ações desenvolvidas pelos vereadores e a vereadora, por isso é que nós do Departamento de Comunicação da Casa temos todo um empenho em selecionar o que é de maior repercussão, já que todas as ações do legislativo são de grande importância”. Enfatiza.

Discursos proferidos na Sessão de ontem

Resumo dos discursos da 26ª Sessão Ordinária

Rogério Meneses
“Parabenizo mais uma grande obra do governo Zé Queiroz, a Clínica da Mulher que foi inaugurada nesta tarde e ao vereador Demóstenes Veras, que brilhantemente apresentou o Requerimento. Sabemos que a população feminina é muito maior que a masculina e requer mais cuidados. Registro aqui também, o desrespeito aos agentes de trânsito de Caruaru. Nós já sabíamos que haveria um choque, que a população talvez dificultasse o trabalho deles, mas nós temos notícia de que oficiais de polícia estão desrespeitando e até ameaçando os agentes. É lamentável que isso esteja acontecendo. Nós estamos tentando melhorar uma cidade, que estava desmoralizada no trânsito e vemos esse tipo de conduta de alguns policiais civis e militares”.

Adolfo José (PDT)
“Apresento hoje, um Requerimento do bairro Jardim Boa Vista. Essa comunidade nos procurou e solicitou que requerêssemos ao prefeito um terreno baldio, que é usado como lixão na localidade e os moradores estão dispostos a limpar esse terreno e construir uma igreja católica no local, então, contamos com a sensibilidade do Prefeito para atender a esse Requerimento”.

Diogo Cantarelli (PSDB)

“Apresento hoje uma Emenda Aditiva ao Projeto de Lei de autoria do Executivo sobre o tombamento de alguns prédios históricos da cidade como o Palácio Episcopal, e no cemitério São Roque, alguns mausoléus. Então, nós solicitamos que seja tombado também o túmulo da família do ex-vereador Lambreta. Eu tive a oportunidade de conviver com ele e sabemos da importancia dele para essa Casa e para a cidade, então nada mais justo”.

Laura Gomes (PSB)
“Ressalto as três creches, que a gestão Zé Queiroz implantou aqui na cidade, em um ano e quatro meses de governo. Ao fim da gestão de José Queiroz nós teremos entre nove e dez destas unidades em Caruaru. O que venho ressaltar aqui é o alcance desse equipamento, é o que a gente constrói hoje para a futuras gerações. Essas crianças não irão para a rua, porque estão recebendo proteção e promoção, estão sendo formadas gerações que governarão este país, esta cidade. Cuidando dessas crianças eu tenho certeza que teremos um futuro melhor, uma política pública que seja cada vez mais ampliada”.


Lícius Cavalcanti (PC do B)
“Na próxima terça no horário da Sessão, a nosso pedido, o diretor da Celpe virá esclarecer sobre a maneira abusiva que tem sido feito algumas cobranças à população. Peço que as comunidades compareçam e venham reivindicar seus direitos”.


Zé Ailton (PDT)

“Caruaru vive uma nova época, com trabalho e competência, que vem fazendo com que a nossa cidade cresça e se desenvolva e essa Casa tem sua parcela de colaboração, porque é parceira neste trabalho. A ponte Irmã Jerônima, que está quase pronta será um marco na história de Caruaru, não é uma passagem molhada. A população terá uma ponte digna e não sofrerá mais para atravessar de um bairro para outro”.

Câmara recebe diretor da Celpe na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (1) a Câmara de Caruaru vai receber a vista do diretor da Celpe em Caruaru José Xerém. A solicitação da visita do representante da Celpe foi do vereador Lícius Cavalcanti (PC do B), que não aguentava mais as reclamações da comunidade sobre os serviços prestados pela empresa. “Esta Casa não pode ficar de braços cruzados diante dos abusos cometidos pela companhia. Esperamos contar com a participação da população para que possamos cobrar uma melhor postura dos representantes da empresa. O povo merece respeito”, pontuou o comunista.

O vereador Bruno Lambreta (PP) também tinha solicitado a visita da Celpe, no entanto, o objetivo do requerimento era a realização de uma Audiência Pública para debater a questão da falta de iluminação pública nos bairros de Caruaru. “Íamos convocar também o Ministério Público e outros órgãos, mas devido a urgência da vinda da Celpe para o debate, vamos aproveitar para fazer todos os questionamentos necessários”, explanou o progressista.

O vereador Adolfo José (PDT) vai aproveitar a ocasião para abordar temas como troca de medidores de energia analógicos, por medidores de energia digital; restauração e limpeza da fiação elétrica aérea pública de todo o centro da cidade e orientação sobre possíveis fugas de correntes elétricas residencial e pública.

De acordo com o vereador, é comum se observar a forma desorganizada e embaralhada na qual se encontra a fiação aérea nas vias públicas do centro de Caruaru, bem como as crescentes reclamações, por parte de consumidores, quanto ao aumento das contas recebidas. “Apesar de algumas residências possuírem menos pontos de luz e menos eletrodomésticos, o valor da fatura chega a ser igual ou maior do que a das residências que possuem pontos de luz e eletrodomésticos a mais que estas”. Argumenta o pedetista.

O presidente da Câmara espera contar com a participação da comunidade, para que assuntos de interesse da população sejam debatidos. “Mesmo sendo uma sessão ordinária, somos os representantes do povo e vamos cobrar uma melhor prestação de serviço da companhia”, justifica.

Medidores Digitais

Além de a troca ser de responsabilidade da fornecedora, este tipo de equipamento possui precisão e exatidão superiores às dos medidores analógicos. “Este tipo de medidor permite a leitura remota da energia, bem como a aplicação de uma tarifação diferenciada comandada pela central de distribuição de energia ou faixa horária, podendo o consumidor acompanhar visualmente o valor de seu faturamento, ajudando-o a controlar possíveis excessos”. Elucida o edil.

A tecnologia de medidores digitais está mais acessível. Para se ter uma ideia, um medidor digital para consumidores industriais custa entre R$ 500 e R$ 1.000, e para o cliente residencial, vai de R$ 60 a R$ 80 - valores muito próximos aos dos analógicos. Além disso, os equipamentos de medição nacional permitem o combate às fraudes e roubos de energia. Hoje, existem cerca de 60 milhões de medidores instalados no país e o crescimento anual é de 5%%. Ou seja, um mercado de três milhões de novas unidades por ano.


Restauração e limpeza



A restauração da fiação elétrica e a orientação ao consumidor, sobre o que significa fuga de corrente, poderão ajudar aos mesmos a evitarem o pagamento superior ao que lhe é devido – segundo o consumo de energia elétrica. Entre as principais causas de "fuga de corrente" estão: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. A Audiência deve ocorrer ainda no mês de maio.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Audiência vai debater obras da Compesa

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Rogério Meneses (PT), solicitou audiência pública com a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), para explicar à população sobre os transtornos ocasionados, por contas das obras do “Projeto de Recuperação de Perdas” da Companhia. A reunião ficou marcada para a próxima quarta-feira (28), a partir das 9h.

Segundo o edil, a obra vai ter uma duração média de 18 meses e deve trocar a tubulação do município, que foi implantada na década de 1980. “É uma obra muito grande e necessária e a audiência foi solicitada pela própria Companhia. Mas, como vai causar muitos transtornos, a população precisa saber que obra é essa. Aliás, ela já deveria ter sido realizada há muito tempo, mas nenhum governador teve a coragem que Eduardo Campos está tendo”, justificou o petista.

De acordo com Meneses, a Companhia repassou dados de que, um exemplo da perda da água distribuída pela Companhia, por conta de danos na tubulação, é a de que em cerca de mil litros distribuídos, apenas 500 chegam ao consumidor final.

A obra já está sendo efetivada na rua Dr. José Mariano, no bairro do Riachão, mas deve atingir todas as vias da cidade, causando transtornos temporários aos moradores destas.

terça-feira, 23 de março de 2010

Mulheres serão homenageadas em Sessão Solene na Câmara Municipal


Será realizada nesta terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Caruaru a Sessão Solene para homenagear as mulheres pela passagem do dia 8 de março. Ao todo, 16 mulheres receberão a comenda dos edis, sendo que de acordo com o Regimento o presidente Rogério Meneses pode homenagear duas.

Esse ano a Sessão é especial devido ao centenário do Dia Internacional da Mulher. A vereadora Laura Gomes (PSB) única representante das mulheres na Casa vai homenagear e receber a comenda do presidente. Ela revelou a satisfação em receber a honraria. – Estou muito satisfeita com a homenagem. É importante que datas como essas não passem em branco, todas as mulheres serão representadas – explica.

O vereador Lula Tôrres também fez questão de exaltar a Sessão Solene. - Todo dia é Dia da Mulher. A data merece ser comemorada e lembrada com grande festa, pelo papel social que a mulher tem e por desempenhar diversas funções, entre as quais a mais sublime, que é ser mãe. Além disso, é preciso destacar seus esforços e conquistas nos mais variados setores da sociedade - destacou.

A data começou a ser comemorada na Câmara por meio de um requerimento da ex-vereadora Maria Régis, que foi aprovado por unanimidade. Segue a lista dos vereadores e as respectivas homenageadas: Rogério Meneses: Laura Gomes e Maria Melo; Laura Gomes - Severina Pereira Veríssimo; Demóstenes Veras - Luiza Maciel; Zé Carlos do Sindicato - Maria José de Carvalho (Mariquinha); Edmilson do Salgado - Norma Maciel de Albuquerque; Adolfo José - Josenice Tôrres da Silva; Diogo Cantarelli - Laura Maria Alves de Lima; Lula Tôrres - Mauricélia Luzinete da Silva; Leonardo Chaves - Vânia Maria da Nóbrega; Tony Gel - Georgia Leal; Alecrim - Irarita de Almeida; José Ailton - Zeneide Alves dos Santos; Bruno Lambreta - Rosa Lúcia e Lícius Cavalcanti - Lucivanda Leite.

HISTÓRIA- De acordo com informações obtidas por meio da internet no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Resumo do Discurso do vereador Zé Ailton

“Eu faço das minhas palavras, as palavras do prefeito Zé Queiroz, o ano é eleitoral, mas com política ou sem política, o São João de Caruaru deixou de ser um curral, é uma festa ampla, aberta a todos. O São João de Caruaru é um patrimônio da população, não tem dono, é uma festa que tem o sangue de todos os caruaruenses e de todos os nordestinos. A população hoje presenciou um ato, onde era uma passagem molhada, hoje, já tem uma estrutura implantada e uma desapropriação de uma área para dar uma nova dimensão de uma administração do futuro”.

Resumo do discurso do vereador Lícius Cavalcanti

“Estamos solicitando ao prefeito, que crie um zoológico no município. Caruaru é carente de uma atração como essa, nos fins de semana não temos muitas opções. Não precisaria trazer elefantes nem leões, mas nós somos a favor que se traga uma grande variedade de plantas, e os nossos pássaros, porque nós temos uma fauna e uma flora muito diversificada. É importante para que haja conhecimento da população, é educativo para as pessoas conhecerem a diversidade da nossa mata atlântica e a importância de proteger o meio ambiente”.

Resumo do Discurso do vereador Tony Gel

“O ano passado, no período junino, a atual administração usou de um artifício para não contratar as bandas que fazem sucesso junto à juventude. Eu acho que pelo resultado que foi o São João, o insucesso do ano passado, a administração deve mudar de idéia e contratar essas bandas juntamente com as tradicionais. Primeiro, pelo insucesso que foi e segundo, porque é um ano eleitoral e a administração não vai querer receber as mesmas críticas. Você não pode deixar de contratar o que o público gosta, tem que ser mesclado”.

terça-feira, 2 de março de 2010

Resumo do Discurso do vereador Zé Ailton

“Eu garanto em nome do Prefeito que, na hora que for necessário o aumento de passagem de ônibus na cidade, será discutido com o prefeito, não vai ser na calada da noite. É o governo que tem o compromisso com esse poder e com a população, que será dado o aumento ou será resolvido o problema, o prefeito vai cuidar com todo carinho.”

Resumo do discurso do vereador Demóstenes Veras

“Um projeto meu do ano de 2004, o VLT (veículo leve sobre trilhos), o expresso do trabalhador que ligaria o bairro Rendeiras ao Alto do Moura, seria o barateamento do transporte para os trabalhadores da nossa cidade. Poderá resgatar para Caruaru o nosso tão sonhado trem do forró, para as pessoas participarem e atrair turistas para o nosso município e que se Deus quiser Zé Queiroz trará para o nosso município".

Resumo do Discurso do vereador Lula Tôrres

“Apresentando dois Projetos de Lei. Um autoriza a Prefeitura a fornecer gratuitamente bloqueador solar aos servidores que trabalham expostos à radiação solar, como os agentes de endemias, por exemplo. E o outro Projeto de Lei é para que todas as escolas da rede municipal sejam obrigadas a realizar anualmente avaliação oftalmológica nos alunos e se necessário, fornecer óculos de grau a todos os alunos, a partir da educação infantil”.

Resumo do Discurso do vereador Lícius Cavalcanti

“Esta segunda-feira foi um dia praticamente esquecido, sem comemorações. Dia 1º de março foi o dia em que Caruaru, foi emancipado, tornou-se cidade. Estou apresentando um Requerimento para que o município comemore essa data, para que o dia 1º de março não passe em branco. Dia 02 de março é um dia muito importante para minha comunidade, hoje estive com o Prefeito para solicitar pessoalmente as obras que a beneficiarão e houve um comprometimento comigo e com os moradores da localidade. Será construída uma escola de grande porte no bairro José Carlos de Oliveira e o canal do João Motta entre outros requerimentos nossos que serão atendidos”.

Resumo do discurso do vereador Rogério Meneses

“Estive na festa da Banda Comercial e apresento um voto de aplauso a essa heróica agremiação cultural que continua viva transmitindo às futuras gerações a cultura da nossa cidade. Estive também hoje à tarde numa reunião no gabinete do Prefeito, solicitada pelo Condema sobre a questão de Serra dos Cavalos, faltam poucos dias pra desocupar as terras. Houve ainda, uma reunião com o Ministério Público e o prefeito Zé Queiroz, autorizou Lula do Mel a levantar o preço de uma fazenda vizinha à área que será desocupada para relocar as famílias, mas, uns querem a indenização em dinheiro e outros querem em terra, o que está dificultando o processo”.

Resumo do discurso do vereador Zé Carlos do Sindicato

“Gostaria de fazer um Requerimento verbal à presidência sobre a dificuldade que se tem de entrar no estacionamento da Câmara durante o dia. Eu gostaria de solicitar ao presidente que melhorasse o nosso acesso à Casa”.

Resumo do discurso do vereador Diogo Cantarelli

“Registro hoje a alegria de comemorar os 117 anos da autonomia do município de Caruaru, essa data é tão importante quanto o aniversário da cidade. Registrar também que pelo 5º ano consecutivo, estou reapresentando o Requerimento para construção da Praça na Avenida Panamericana no Bairro Nova Caruaru. Esse bairro precisa de muito mais infra-estrutura. Apresento ainda, Requerimento para revitalização do Parque das Pedras que serve de depósito de metralhas e nada foi feito até hoje. Registrar, reconhecer e agradecer publicamente que a nossa solicitação de internet para as escolas do município está sendo atendida. Algumas escolas já dispõe do recurso, e provavelmente até o meio do ano todas estarão sendo beneficiadas”.

Resumo do Discurso do vereador Bruno Lambreta

“Estou reapresentando um requerimento da Vila do Aeroporto referente ao saneamento básico, que é uma calamidade naquela comunidade. Eu estive essa semana com os secretários kiko Beltrão e Fred e eles me informaram que a prefeitura está buscando uma parceira coma Funasa e que está faltando apenas a autorização da liberação da verba para essa obra. Também estou apresentando Requerimento para a reposição de calçamento das ruas Alfredo Pinto e Montes Urais.”

Resumo do Discurso do vereador Leonardo Chaves

“O Regimento Interno precisa ser atualizado, assim como a constituição federal está sempre sendo atualizada. Mas, a minha preocupação é ver o Regimento Interno da Câmara Federal onde V. Excelência (vereador Tony Gel) teve experiência como deputado, para tirar nossas dúvidas. Nós realmente, temos que tornar essa Câmara mais efetiva e os vereadores mais preparados para apresentar projetos. Todos os vereadores devem participar da reforma do Regimento e depois do Regimento nós devemos fazer também na a reforma na nossa Lei Orgânica”.

Resumo do Discurso do vereador Tony Gel

“Hoje eu vou fazer a entrega de uma minuta de um Regimento Interno a título de colaboração. A reforma de um Regimento não pode ser responsabilidade de uma pessoa, tem que ter a participação de todos. É por isso que é uma proposta para que possa ser alterada, entregarei ainda, um CD para cada companheiro para que a comissão que vai se debruçar sobre esse trabalho de reforma do Regimento tenha mais facilidade. São 305 artigos em aproximadamente 100 páginas”.

Sessões da Câmara serão transmitidas ao vivo

Os internautas terão uma novidade hoje a noite. A partir das 20h a TV Criativa vai transmitir a sessão ordinária ao vivo pela internet. A parceria vai proporcionar que os eleitores de Caruaru possam acompanhar sem sair de casa as ações dos vereadores da cidade. “Estamos numa Legislatura que prima pela transparência e cada vez mais precisamos de canais que possam divulgar as ações da Casa. A TV criativa conta com pessoas de credibilidade em Caruaru. Tem a na direção Wellington, que trabalhou comigo vários anos na TV Pernambuco e na reportagem Edvaldo Magalhães. Vai ser de extrema importância esta parceria”, pontuou o presidente Rogério Meneses.

Em entrevista o vereador Bruno Lambreta ressaltou a importância de o debate chegar aos internautas. “Temos muitas responsabilidades aqui na Câmara e muitas vezes a população não toma conhecimento dos debates, então será uma boa oportunidade para divulgar o que está sendo feito”, pontua o progressista.

O vereador Leonardo Chaves apresentou um voto de aplauso para a TV criativa, que foi aprovado por unanimidade. “A TV Criativa está prestando um grande serviço a Caruaru, principalmente ao futebol amador, além de atuar em outras áreas, então acredito que a transmissão será um sucesso”, explanou o peemedebista.

“São debates importantes em que os vereadores discutem os problemas da cidade e apresentam Projetos, Requerimentos e Indicações, além disso, na tribuna os vereadores defendem a população de Caruaru, por isso, é muito importante esta parceria”, explanou o repórter Edvaldo Magalhães.

Para ter acesso à transmissão da reunião hoje às 20h e a programação da TV Criativa você pode acessar o site www.tvcriativa.com.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Súmula da 3ª Sessão Ordinária de 2010

As 37 proposituras que serão apresentadas pelos edis logo mais às 20h, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, já estão a disposição no nosso site. Confira no endereço: http://www.camaracaruaru.pe.gov.br/index.php?pagina=noticia&id=1026

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Resumo dos Discursos da 2ª Sessão Ordinária

Vereador Tony Gel
“Hoje dei entrada e entreguei à assessoria executiva, um projeto de resolução propondo a criação de um código de ética parlamentar, de uma corregedoria e da comissão de ética da Câmara Municipal. Solicito também que a Casa preste homenagem a ACIC pelos seus 54 anos, assim como, à Câmara de Dirigentes Lojistas do nosso município pelos seus 38 anos de relevantes serviços ao nosso povo".

Vereador Adolfo José
“Li no Jornal Vanguarda um artigo intitulado: Orgulho e exemplo de um novo fazer político de autoria do Herlon Cavalcanti, onde o autor parabeniza a Casa. Me senti honrado e lisonjeado, pois todos nós contribuímos para que a legislatura seja bem vista pela imprensa e pelo povo”.

Vereador Rogério Meneses
“Estive no 4º Congresso do PT, uma das festas mais bonitas que pude participar, onde comemoramos 30 anos de partido, e foi realizada a pré-candidatura de Dilma Roussef. O PT elegeu o primeiro presidente operário, podemos também dizer que ele foi o melhor, e agora queremos a primeira mulher presidente do país.”

Vereador Bruno Lambreta

“Quero registrar o voto de pesar que solicitei pela morte do senhor, Valdeniro do amendoim, morador do bairro centenário, pessoa honrada que vai deixar muitas saudades.
Um assunto que já foi comentado na sessão passada, o descaso com a Barragem de Taquara, uma bandeira levantada pelo vereador Licius Cavalcanti. O abandono a que a barragem está submetida prejudica a todos. Na audiência pública que propus, vamos cobrar uma maior responsabilidade do órgão responsável.”

Vereador Zé Carlos do Sindicato

“Como bem falaram os demais edis, essa semana aconteceu muita coisa boa, dentre elas, a retirada dos bancos que ficavam espalhados pelas ruas em dias de feira, dificultando o transito naquele local, muitas vezes as pessoas adoeciam e não podiam ser removidas, hoje passei por lá e vi o transito fluir, acho essa mudança muito importante para todos. O primeiro dia foi confuso, situação esperada diante de toda mudança.”

Vereador Demóstenes Veras
"Apresentei anteriormente projeto lei no qual proponho a criação de um instituto histórico, que dará respaldo à história de nossa cidade, hoje apresento um requerimento no qual solicito ao Executivo, um projeto de lei solicitando isenção de IPTU para aqueles que preservam as fachadas antigas de seus imóveis. Trago também um projeto intitulado, Mulheres em Construção, onde incentivaríamos através da Secretária da Mulher, a inserção das mulheres na construção civil.”

Vereadora Laura Gomes

"Minha preocupação em relação ao jovem da zona rural, é preciso que a gente amplie o programa Pro Jovem para a zona rural, fazendo com que ele se orgulhe do meio em que ele vive.O dia internacional da mulher se aproxima, e trago hoje um projeto de lei, onde proponho que levemos o assunto violência contra a mulher para o currículo escolar, é imprescindível inserir na educação da criança, uma consciência do que é a cidadania, pois através dela podemos reduzir esse tipo de violência. Hoje a mulher é construtora da sua estória.”

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Resumo dos Discursos da 1ª Sessão Ordinária de 2010

Vereador Lícius Cavalcanti

“Visitamos um terreno na avenida Leão Dourado e vamos apresentar um requerimento para que seja feito uma Praça no local. Será uma obra de baixo custo e de grande importância para a comunidade. Apresentaremos ainda, uma Indicação para que a Mesa Diretora convide o diretor da Celpe, a esclarecer os transtornos sofridos pela população no mês de Dezembro por causa das altas contas de energia elétrica”.

Vereadora Laura Gomes


“Gostaria de reafirmar neste início de ano, o compromisso, o desejo e o sonho de cada vez mais voltar a essa Casa com um rumo, um norte de representar as pessoas e lutar pela melhoria da qualidade de vida delas".

Vereador Rogério Meneses

“2009 foi um ano de muitas conquistas para todos nós e esse ano, vamos reafirmar o nosso compromisso. Eu tenho a certeza que posso contar com todos vocês. No último dia 10, comemoramos os 30 anos do Partido dos Trabalhadores e eu estou inscrito como delegado para o 4º Congresso Nacional do PT em Brasília. No próximo sábado e domingo, iremos debater sobre os novos desafios do partido e a campanha presidencial de Dilma Rousseff”.

Vereador Tony Gel

“Todos nós devemos nos regozijar com os comentários positivos feitos sobre a Casa, para aqui o povo nos enviou para zelar pelo dinheiro público, desde o 1º dia tivemos essa preocupação porque a imagem da Casa já estava desgastada. Eu saúdo a Casa porque fazemos parte de uma Legislatura que está dando exemplo”.

Vereador Lula Tôrres

"A grande preocupação dos vereadores que voltarão da legislatura passada e os que estavam começando na vida parlamentar, foi realizar mandato com dignidade , realizamos muitas reunião pautadas em como fazer o nosso trabalho com transparência e seriedade, me sinto honrado em fazer parte dessa legislatura onde todos trabalharam de maneira a melhorar a imagem da Casa”.

Vereador Bruno Lambreta

“Proponho a realização de uma Audiência Pública para discutir a cerca do tema Iluminação Pública, já que a falta de iluminação pública em muitos dos loteamentos da cidade, é uma das principais reivindicações da população, a Casa deve discutir o assunto para saber o que é de responsabilidade do município, e o que é de responsabilidade da Celpe, nessa oportunidade poderemos esclarecer as dúvidas de todos os consumidores”.

Vereador Demóstenes Veras

"Aproveito a minha volta para reafirmar o meu compromisso com a cidade de Caruaru, externado na campanha 2008, compromisso de atuar com independência e consciência em tudo que trago para ser discutido nessa Casa, a exemplo do Hospital São Sebastião, que será motivo de muitas reivindicações de minha parte, pois o Hospital continua fechado, enquanto a população carece de atendimento médico.”

Vereador Edmilson do Salgado

“Cheguei preocupado com a imagem da Câmara, lugar onde iria representar aqueles que confiaram em mim; depois de algumas reuniões acabamos com a verba indenizatória, um dinheiro que voltará para o povo em forma de benefícios”.

Vereador Adolfo José

“Estamos diante de uma noite significante, nossa missão enquanto vereadores é servir a comunidade não tendo tal atitude como um favor e sim uma obrigação. A qualidade de vida da sociedade depende da economia, sempre vi a economia a favor do povo, pois de uma forma ou de outra tiramos proveito dela”.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Câmara volta do recesso nesta quinta-feira


Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Caruaru volta a realizar suas sessões ordinárias a partir desta quinta-feira, dia 18. Apesar de a Câmara Municipal ter ficado esse período sem realizar sessões, muitos parlamentares continuaram apresentando requerimentos e indicações que deverão ser votadas já nesta quinta-feira. “Gostaria de lembrar a todos que o recesso foi apenas para a realização das sessões ordinárias. A maioria dos vereadores deu expediente durante o dia na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, por isso a agenda dessas primeiras sessões deve ser bem extensa”, disse o presidente Rogério Meneses.

É bom lembrar que durante o recesso os vereadores atenderam a um chamado do Prefeito e numa Sessão Extraordinária, aprovaram o reajuste para cerca de 1700 servidores ativos e inativos do município. “Praticamente não deixamos de trabalhar nenhum dia. O ano de 2010 vai ser de muitos desafios para todos nós”, garantiu o vereador Licius Cavalcanti (PC do B).

Neste primeiro dia após o recesso os vereadores tem até às 11h para apresentar Projetos de Lei ou Requerimentos, entre eles o de Reforma Administrativa, que deve ser encaminhado para a Casa nesta quinta-feira pela manhã.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O xerife e o violeiro


Por: ZUENIR VENTURA

São dois exemplos: o mau, pra variar, vem de Brasília; o bom, de Caruaru, a 130 quilômetros de Recife. O primeiro é do senador Romeu Tuma, que gastou R$14.127 de sua verba indenizatória de R$15 mil num resort de Barretos durante a Festa do Peão de Boiadeiro, em agosto. Como havia ainda as despesas com locomoção, restaurante, etc., ele recebeu de volta R$20.945,70 pelos três dias que ali passou. Segundo o site Congresso em Foco, que fez essas revelações, já em julho eram creditadas ao senador outras extravagâncias com dinheiro público. Da sua prestação de contas constava o gasto de R$1.484.89 numa churrascaria e R$600 numa pizzaria, sem falar nas suas despesas com combustível que em 2009 chegaram a R$31.620 — numa mesma empresa. O delegado conhecido como "xerife" porque pertencia ao temível Dops durante a ditadura militar é há 15 anos corregedor do Senado, a quem, como se sabe, compete corrigir os erros e desvios dos colegas. Em sua defesa, Romeu Tuma alega que viajou para trabalhar, e não para se divertir: "Sou uma espécie de padrinho da festa. Não fui por lazer. Foi uma atividade política." Na verdade, ele funcionou como jurado do festival culinário da "queima do alho" e participou do lançamento de uma grife do campeonato de rodeio. Não ficou claro se também estavam em "atividade política" os "dois ou três assessores" que acompanhavam o senador e que ocuparam quatro suítes do Barretos Country Hotel, cuja diária foi de R$1.177,25 por unidade. Barretos não viu nada. Verá mesmo o que é gastança se o senador e sua comitiva retornarem à cidade não para trabalhar, como dessa vez, mas para se esbaldar. Enquanto isso, afinal nem tudo está perdido, a repórter Leticia Lins conta a história do vereador Rogério Meneses Sobrinho, que acaba de devolver R$1 milhão à prefeitura de Caruaru, pois como presidente da Câmara Municipal deu um jeito de extinguir a verba indenizatória, entre outras despesas descabidas. Repentista e tocador de viola, ele explica em versos a providência: "Eu acho que a nossa Câmara/Está no certo caminho./Aqui o dinheiro público/É tratado com carinho./Não se gasta em panetone/Nem passeio de jatinho." Ao contrário de Romeu Tuma, que parece nada ter sofrido por gastar de mais, Rogério Meneses pagou por gastar de menos. A extinção da verba indenizatória e outras iniciativas moralizadoras lhe custaram algumas retaliações. A principal delas foi a mudança no regimento interno para que ele não volte a dirigir a Câmara. Antes, o mandato de dois anos à frente da Mesa Diretora podia ser renovado por mais dois. Agora não mais. Moral da história: o Senado lucraria mais se trocasse o seu corregedor perdulário pelo violeiro poupador.

http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2010/01/27/o-xerife-o-violeiro-260960.asp

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Corpo do ex-vereador Mário Menezes é velado no Plenário da Câmara Municipal de Caruaru


O Ex-Vereador Mário Menezes, pai do atual Secretário de Gestão de Serviços Públicos José Carlos Menezes, está sendo velado nesta sexta-feira (22/01), no plenário da Câmara Municipal de Caruaru. O velório acontece até as 15 horas, onde será celebrada missa. Às 16 horas o corpo segue para o Cemitério Dom Bosco onde será sepultado às 17 horas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Casa Legislativa discute em reunião discriminação homossexual em Caruaru


A Câmara Municipal de Caruaru realizou na manhã desta terça-feira (19/01), uma reunião com Vereadores, representantes das Secretárias de Saúde e Educação, e com diretor do grupo de resistência gay de Caruaru Erisson Ferreira. O objetivo foi discutir o preconceito que existe na sociedade Caruaruense aos gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros. O Presidente e Vereador Rogério Meneses (PT), propôs na reunião a criação de uma Lei para tentar coibir a discriminação e uma associação para representar a classe. “Essa reunião foi um importante passo, para que se tomasse conhecimento da situação e assim poder trazer soluções”. Afirmou Rogério Meneses. O 1º Secretário da Casa Legislativa o Vereador Bruno Lambreta(PR), também participou da reunião que o primeiro grande passo já foi dado. “Agora é uma questão de organização da classe, daí nós vereadores poderemos trazer soluções”. Analisou Bruno.

Segundo Erisson Ferreira, o Centro de Referencia de Combate à Homofobia de janeiro de 2008 a 30 de setembro de 2009 já atendeu cerca de 1.379 (mil trezentos e setenta e nove) pessoas foram atendidas vitimas de descriminação por conta da orientação afetiva sexual. “Casos como jovens expulsos de casa, depois que a família descobre a homossexualidade dos filhos, então o preconceito começa em casa e temos que combater isso”. Destaca Erisson.

Ainda segundo Rogério Meneses, depois que o grupo formar a associação a Câmara vai apoiar e ceder espaço físico e pessoal para ajudar no que for preciso. “Nós Vamos disponibilizar advogados e a estrutura da Casa para ajudar na criação da associação e no estatuto do GLBT em Caruaru”. Destaca Meneses. A próxima reunião com o grupo será no dia 24 de Fevereiro.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Laura Gomes confirma pré candidatura


A vereadora Laura Gomes (PSB) confirmou ontem a tarde no programa Cultura Entrevista que deve mesmo disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Quando questionada pelo jornalista Hélio Júnior se iria desistir da disputa ela foi enfática. “Não existe esse negócio de desistir. A decisão vai ficar por conta do governador Eduardo Campos, que é presidente nacional do nosso partido”, explanou. Ela usou como exemplo a eleição de 1986, quando a cidade elegeu quatro deputados. “Naquela época foram eleitos Roberto Fontes, José Liberato, João Lyra Filho e Adolfo José. Na eleição de 2010 iremos contar com mais de 200 mil eleitores, temos condições de eleger três ou até quatro deputados. Não existe esse negócio de desistência, meu nome está firme”, destacou.

A entrevista de Laura vem como uma resposta as declarações do vice-governador João Lyra Neto (PDT). Na última sexta-feira, o pedetista disse que vai lutar por uma candidatura única em Caruaru. “Vou lutar pelo nome de Raquel Lyra para ser a nossa candidata. Sei que Laura e Douglas têm condições de competir, mas defendo a unidade e em minha opinião o nome de Raquel contempla todas as necessidades do nosso grupo para concorrer a uma vaga na Assembleia”, disse Lyra Neto.

A decisão dos nomes indicados pela esquerda para concorrer a uma das vagas de deputado estadual deve ser divulgada logo após o carnaval. Até agora Laura Gomes, Douglas Cintra e Raquel Lyra foram os únicos a lançar a pré-candidatura. Os vereadores Edmilson do Salgado e Demóstenes Veras também demonstraram interesse em concorrer ao pleito, mas dificilmente irão para a disputa.